-
Arquitetos: Valdivieso Arquitectos
- Área: 100 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Francisco Croxatto V.
-
Fabricantes: Arauco, AutoDesk, Cubierta Nacionales
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um programa muito simples deu origem a esta obra: um depósito para ferramentas e máquinas agrícolas, com uma oficina dentro. O objetivo era construir um pequeno galpão que, à maneira das antigas "llaverías" dos Fundos, formaria o centro de operações de uma unidade agrícola menor, onde ferramentas, máquinas e colheitadeiras poderiam ser armazenadas, e ao mesmo tempo abrigar diferentes tarefas agrícolas, tais como a seleção de frutas, conserto de ferramentas, etc.
Apoiado sobre um pequeno embasamento de concreto, que afasta a estrutura do solo, o projeto foi resolvido inteiramente em madeira. O objetivo era ter o menor número possível de aberturas no primeiro andar para garantir a segurança do depósito. Dois portões de 4 metros de largura voltados um para o outro abrem-se durante o dia e o galpão torna-se um grande espaço de sombra aberto que deixa entrar o vento e a luz, ao mesmo tempo em que oferece proteção contra o sol e a chuva. A oficina está localizada no centro do galpão, no alto, suspensa entre os dois portões e formando um mezanino com vista para o interior. A partir desta posição elevada, ela toma as vistas distantes do campo através de uma janela deslizante que a torna um verdadeiro mirante.
Uma grande abertura ao norte na intersecção das duas águas do telhado enche a oficina de luz e ela, por sua vez, deixa a luz entrar em todo o interior. Desta forma, o galpão pode estar completamente fechado e o interior permanece sempre claro. Uma vez aberto, o galpão deixa a paisagem aparecer através de sua estrutura, assumindo uma aparência leve. Cheia de vida, tudo gira em torno dela durante o dia. À noite, por outro lado, o galpão parece totalmente hermético e compacto, como um corpo intransitável e adormecido.